13 julho 2010

Indução da Ovulação

Depois de saber que minhas trompas estavam ok treinei naturalmente em março com grandes expectativas, pois dizem que depois desse exame as chances de engravidar crescem... mas nada!

Meu médico então sugeriu estimular a ovulação, mas deixando bem claro que poderia ocorrer uma gestação gemelar. Mas tá, resolvemos tentar.

Em abril comecei a tomar o Clomid, do 5º ao 9º dia do ciclo, 2x à noite .
Ah! Esqueci de comentar: depois que parei meu AC minha menstruação vinha totalmente irregular. Cheguei a ter 50 dias de atraso e em alguns meses tomei Farlutal pra ela vir.
Não deu certo somente com Clomid. Fiz ultrassonografia intravaginal no 13º dia do ciclo e tinha 1 folículo no ovário direito. Não progrediu. Meu ciclo foi de 34 dias.

Em maio continuei o tratamento com Clomid e acrescentei o Utrogestan a partir do 16º dia do ciclo e Estreva gel 1 vez à noite do 5º ao 25º dia do ciclo. Fiz ultrassonografia intravaginal no 13º dia do ciclo e tinha 1 folículo no ovário esquerdo. Ótimo! Agora sabemos que meus dois ovários trabalham. Mas não deu certo de novo. Meu ciclo foi de 33 dias.

Em junho continuei com Clomid, Utrogestan, Estreva gel e acrescentei uma injeção de Choragon, que serve pra romper o folículo. Essa injeção é bem difícil de encontrar e saímos do consultório médico já à procura dela, assim que o médico receitou. Por sorte encontramos na segunda farmácia. Na consulta desse dia a ultrassonografia intravaginal acusou 3 óvulos de tamanhos bons. No 14º dia do ciclo às 09h da manhã aplicamos o medicamento. No 15º dia entre 19h e 22h eu estaria ovulando. Pois é... namorar com hora marcada.
Com 3 dias de atraso comecei a sentir umas coisas estranhas, azia, sono, tontura... mas era só a minha imaginação. Se ovulei ou não isso eu não sei. Só sei que treinamos. E de novo nada...
Fiquei menstruada dia 07/07/10. Meu ciclo foi de 31 dias.

E agora estamos em julho e não estou mais induzindo a ovulação. O médico pediu pra parar uns 2 meses e aguardar. Final de agosto vou me consultar novamente e vamos ver o que acontece.

2 comentários:

lea disse...

Depois de mais de dois anos de tentativa, resolvi dar um tempo no tratamento que era muito semelhante ao seu... posso dizer que o pior não são os remédios (que para mim davam insônia), nem as injeções; o pior era a espectativa eterna, todos os meses contando com uma possibilidade que cada vez parecia mais remota. Volto ao médico dia 05 do mês que vem, mas ainda não sei se estou pronta para começar tudo de novo.

Ci disse...

Léa. Quando a gente menos esperar tudo vai acontecer. Por enquanto vamos aproveitando a vida... heheheheheh