03 janeiro 2014

Relato do desmame

Foto de 1 ano atrás


20/12/13 foi o último dia em que minha filha mamou no peito. Ou seja, 13 dias sem mamar! Posso comemorar já?

Nesses 13 dias ela ainda pediu algumas vezes, especialmente quando acordava de madrugada e não conseguia mais voltar a dormir sozinha.
Mas não cedi!
Não falei que essas férias seriam o momento do desmame?
O resultado disso foram algumas noites de muito choro, muitas noites querendo dormir junto com a mamãe, pedindo colo e carinho. Não nego, lógico. Não seria tão malvada de negar, além do peito, presença.

E quando ela pedia peito a explicação era sempre a mesma:
Eu: Beatriz, a mamãe não pode mais dar peito pra você. Sabe por que?
Ela: Bebê, piquininhu, barriga, mamãe.
Eu: Isso mesmo meu amor. Você quer um irmãozinho?
Ela: (balança a cabeça fazendo sim)
Eu: Então não pode mais mamar, tá? Combinado?
Ela: Binado

E assim ela foi entendendo que não podia mais pedir pra mamar, mas que ela sempre teria água, suco, puli e a minha presença pra acalmar.

Confesso que não foi fácil e que sinto falta do nosso momento, mas...
a maioria das vezes em que eu ainda a amamentava estava me deixando nervosa, querendo que terminasse logo... sentimentos ambivalentes. E foi aí que percebi que nem eu nem ela estava mais curtindo como deveria aquele momento.
Acabou!
Tudo que pude e que achei importante fazer por ela nesse quesito EU FIZ, mesmo com olhares reprovadores e pitacos alheios.
E falo de boca cheia: MINHA FILHA MAMOU ATÉ 2 ANOS E 2 MESES.

E se eu tiver outro filho vou lutar pela amamentação novamente!


3 comentários:

O Apê de Nós Três! disse...

Parabéns flor!!!
Que orgulho!!rs
Poraqui já estamos com 1 ano e 11 de amamentação, agora apenas noturna, esperando as férias do papai para consumar o desmame!
bjuuuu

Unknown disse...

Q gostoso q e amamentar nossos bebes, parabens pela pasciencia 2 anos e 2 meses!

Unknown disse...

Sei que é dificil essa fase, e qto mais tempo demora pior é, pq já nem é mais pelo leite e sim pelo chamego que eles querem, minhas filhas mamaram até os 10 meses, e pra mim foi suficiente, mas tiro o chapeu pra quem consegue dar até os dois anos... Parabéns!!

Bjus

oqueacontecenacasinha.blogspot.com